Política

Operação do MP afasta vereador de Ubajara

  • maio 14, 2025
  • 0

Mandado foi cumprido na 3ª fase da Operação “Castelo de Cartas”

Operação do MP afasta vereador de Ubajara

O Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil realizaram nesta quarta-feira (14) a 3ª fase da Operação “Castelo de Cartas”, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Ubajara. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no gabinete de um agente político, que também foi afastado do cargo por 90 dias, por decisão judicial a pedido do MPCE.

Foram apreendidos um aparelho celular, um computador e uma agenda com anotações que deverão subsidiar as investigações em andamento. O agente político é suspeito de ser um dos beneficiários do esquema, supostamente comandado por um servidor da Prefeitura de Ubajara.

De acordo com o MPCE, o servidor se apropriava de peças de veículos e combustíveis adquiridos pela administração municipal para manutenção da frota. A investigação aponta que o grupo também contava com empresários, “laranjas”, uma empresa de autopeças e um posto de combustíveis.

A 1ª fase da operação foi realizada em 26 de dezembro de 2024, quando foram alvos cinco investigados, incluindo empresários e intermediários. A 2ª fase ocorreu quatro dias depois, com o foco no servidor municipal apontado como líder do esquema.

A operação foi batizada de “Castelo de Cartas” em alusão à fragilidade da estrutura do suposto esquema, que, segundo o MPCE, depende de múltiplos agentes interligados e pode ruir com a retirada de um deles.

Gostou? Compartilhe esta notícia!