Está marcada para a manhã desta segunda-feira, (19), no Fórum da Comarca de Canindé, a audiência de instrução e julgamento da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida por José Kledeon Viana Paulino contra Francisco Jardel Sousa Pinho (Professor Jardel) e Antonio Ilomar Vasconcelos Cruz, eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Canindé no pleito de 2024.
A Justiça Eleitoral do Ceará, por meio da 33ª Zona Eleitoral, reúne hoje denunciados e denunciantes para a realização da audiência, que contará com a presença da juíza titular da zona eleitoral, agentes da Polícia Federal e da Polícia Civil, representantes do Ministério Público, os denunciados, a ex-prefeita Rozário Ximenes, o então candidato Kledeon Paulino, além de advogados de ambas as partes.
A ação questiona a legitimidade do mandato dos gestores eleitos e, conforme o andamento processual, a audiência visa à produção de provas e oitivas de testemunhas. O julgamento poderá ser encerrado ainda hoje com a absolvição dos gestores ou seguir para instâncias superiores, caso haja condenação.
Em caso de condenação em primeira instância, o prefeito eleito Jardel Sousa Pinho poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) permanecendo no cargo durante a tramitação do recurso. A população acompanha o processo com expectativa, considerando os possíveis desdobramentos políticos e administrativos para o município.