Caixão com corpo do papa Francisco é fechado no Vaticano
- abril 25, 2025
- 0
Ritual reservado foi realizado na Basílica de São Pedro com a presença de religiosos e familiares
Ritual reservado foi realizado na Basílica de São Pedro com a presença de religiosos e familiares
O caixão com o corpo do papa Francisco foi fechado nesta sexta-feira (25) durante uma cerimônia privada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pontífice faleceu na última segunda-feira (21).
A cerimônia, presidida pelo camerlengo da Igreja Católica, cardeal Kevin Joseph Farell, seguiu um formato simplificado, conforme escolha do próprio Jorge Mario Bergoglio. O ritual contou com a presença de um grupo restrito de participantes.
Entre os presentes estavam o arcebispo brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo da Santa Igreja Romana, além dos cardeais Konrad Krajewski e Pietro Parolin. Familiares do papa Francisco também acompanharam o rito, segundo informações da Santa Sé.
Durante o ritual, o rosto do pontífice foi coberto por um véu de seda branca, e água benta foi aspergida sobre seu corpo. Foram colocados no caixão um “saco de moedas” cunhadas durante seu pontificado, medalhas e um tubo de metal com a escritura que narra sua trajetória.
A escritura, lida na cerimônia, destacou que Francisco “deixou a todos um testemunho maravilhoso de humanidade, de vida santa e de paternidade universal”. Após a leitura do Salmo 26 (27), o caixão foi fechado e posicionado diante do altar externo, onde ocorrerá a missa solene neste sábado (26).