Geral

Paulo André Holanda ratifica a importância da pauta da eficiência energética

  • agosto 31, 2024
  • 0

O Senai possui um portfólio importante com mais de 350 cursos

Share:
Paulo André Holanda ratifica a importância da pauta da eficiência energética

O engenheiro civil, Paulo André Holanda, diretor regional da secção Ceará do Senai e superintendente do núcleo no Ceará do Sesi, reafirmou a agenda da transição energética no âmbito internacional. De acordo com o executivo, o formato de planejamento gerencial das entidades que ele coordena, se baseia no diagnóstico das necessidades das empresas.

“Então hoje nós temos um portfólio no Senai importante com mais de 350 cursos, e principalmente nessa pauta que é mundial, que é a descarbonização, a pauta da eficiência energética, e do Hidrogênio Verde. Então o Senai está hoje muito bem preparado não só na área das energias que é muito importante também, como na área de sistemas, envolvendo Inteligência Artificial”, relatou Paulo André.

Segundo o gestor, o Instituto Senai de Inovação, com sede em Maracanaú, possui atualmente mais de 70 projetos em conjunto a corporações diferentes, no critério ‘inovação’, “que é o retina fácil, então temos outras grandes inovações, que estão em curso e outra que já entregamos para a sociedade. Então hoje essa pauta da inovação, se não tiver focado em melhoria para a humanidade, para o ser humano, talvez não teria grande valor, então a gente está focando no homem, e a melhor maneira de focar nas pessoas é por meio da educação e da inovação”, frisa.

O engenheiro civil teve uma atuação efetiva durante o período da pandemia, quando se debruçou junto a uma equipe especializada para desenvolver um instrumento que auxiliasse na sistemática de respiração, o capacete Elmo, criação do médico Marcelo Alcântara. Paulo André afirmou que o time se dedicou diuturnamente para a elaboração do equipamento, durante 40 dias, sendo aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, em 10 dias. E comprovada a eficácia, conforme ele, quando seis pacientes que utilizaram o Elmo, e não precisaram ser entubados, entre 10 internados no Hospital Leonardo da Vinci.

A narrativa foi mencionada durante a cerimônia de entrega da comenda “Pai Inovador”, no Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge – CE), ocorrida ontem (29) na sede da entidade, em Fortaleza. Na ocasião, seis engenheiros foram homenageados por serviços prestados, que segundo a presidente da Senge – CE, Teodora Ximenes, a ideia da proposta é referendar personalidades que dedicaram e se destacaram na respectiva trajetória profissional, na engenharia.

Para Teodora, o segmento da engenharia estagnou durante a pandemia, reforçando que também toda a escala de produção mundial, “mas hoje já está sendo alavancado todos os processos de construção que nós temos no estado do Ceará, e aqui no sindicato, percebo esse crescimento da construção civil agora nesse momento”, enfatiza.

Gostou? Compartilhe esta notícia!