O americano Leão XIV é eleito novo Papa
- maio 8, 2025
- 0
É considerado próximo ao papa Francisco, que o nomeou para o cargo cardinalício, indicando uma possível continuidade na linha reformista do pontificado anterior
É considerado próximo ao papa Francisco, que o nomeou para o cargo cardinalício, indicando uma possível continuidade na linha reformista do pontificado anterior
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa da Igreja Católica. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser vista na Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos no conclave haviam chegado a um consenso.
Prevost fez sua primeira aparição como pontífice na sacada da Basílica de São Pedro, após ser anunciado pelo cardeal Dominique Mamberti. Em seu primeiro discurso, o novo papa declarou: “A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”.
Natural de Chicago, Prevost desenvolveu sua carreira eclesiástica no Peru e tornou-se cardeal há dois anos. É considerado próximo ao papa Francisco, que o nomeou para o cargo cardinalício, indicando uma possível continuidade na linha reformista do pontificado anterior. “Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”, afirmou o novo papa.
O novo pontífice assume o cargo 17 dias após a morte do papa Francisco, que faleceu em sua residência no Vaticano devido a um AVC e insuficiência cardíaca. Francisco estava em estado de saúde fragilizado e havia recebido alta recentemente após cinco semanas de internação por pneumonia.
Com a eleição de Prevost, encerra-se oficialmente o período de Sé Vacante. A partir de agora, inicia-se um novo papado, que poderá indicar a direção que a Igreja Católica seguirá em relação às reformas iniciadas por Francisco.