Nossa cidade

Você sabia que ontem 30/07 a Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé completou 204 anos de existência!

260visualizações

A Instalação da Paróquia
Por alvará de do Rei D. João VI, datado de 30 de julho de 1817, foi à capela de S. Francisco então filial de Fortaleza, elevada a categoria de matriz colada, ordem cumprida por Frei Antônio de São José, bispo de Pernambuco o qual a primeiro de agosto do mesmo ano confirmou a colação do 1° pároco da freguesia, Padre Francisco de Paula Barros, nomeado pela carta régia de 10 de julho anterior.
1817- Criação da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé por alvará régio de Dom João VI.

No início do século XIX, as grandes peregrinações e celebrações em homenagem a São Francisco já eram uma tradição, favorecendo o desenvolvimento da cidade. Por causa da importância do culto, criada a Paróquia no dia 30 de julho de 1817, por Dom João VI que despachou o Alvará de Ereção da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, elevando a antiga Capela à condição de Matriz Colada, ato confirmado pelo então Bispo de Pernambuco, Dom Frei Antônio de São José Bastos.

A 1-8-1817, a confirmação do Governador da diocese de Olinda, foi desmembrada da freguesia de S. José a de São Francisco das Chagas e elevado à categoria de Matriz o Santuário do mesmo taumaturgo em Canindé.
Aos 30 de outubro de 1817, o respectivo alvará régio recebeu a assinatura de Dom João VI no Rio de Janeiro.

Foto: Arquivo da Paróquia.
Fonte: WILLEKE, Frei Venâncio, OFM. Livro São Francisco das Chagas de Canindé.
Fonte – Arquivos da Paróquia de São Francisco de Canindé.
Projeto Memórias de Canindé Júlio Cézar Alemão e Jonas Ferreira