Nesta quarta-feira, dia 30, a governadora Izolda Cela encaminhou para a Assembleia Legislativa, o projeto de lei que efetivará a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais do Estado do Ceará.
Visando ampliar o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) o projeto do ensino em tempo integral será estabelecido de maneira gradativa, começando em 2023, com as turmas de 9º ano.
“Com isto, estabelecemos uma meta ousada e de muito fôlego para a educação das nossas crianças e jovens: levar o ensino em tempo integral a todo o Ceará até 2026, por meio da parceria entre estado e municípios. Lembro que, na rede estadual, 60% das escolas de Ensino Médio já funcionam em tempo integral, com meta de universalização também prevista para 2026. Seguimos investindo para oferecer educação de qualidade a todas e todos”, falou Izolda Cela.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, esteve presente no ato e ressaltou que o projeto é mais um marco histórico para a educação do Ceará.
“O tempo integral não se traduz apenas em passar mais tempo na escola. O período extra permite a ampliação das possibilidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades significativas para os projetos de vida das crianças”, diz a secretária.
Atualmente 60% das escolas da rede estadual de ensino, funcionam com atividades nos dois turnos e até três refeições diárias.