Saúde

Hospital da Uece deve ser entregue em novembro

  • outubro 9, 2023
  • 0

As obras estruturais do Hospital Universitário do Ceará (Huce), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi, estão 99% executadas e têm entrega prevista à Secretaria da Saúde

Share:
Hospital da Uece deve ser entregue em novembro

As obras estruturais do Hospital Universitário do Ceará (Huce), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi, estão 99% executadas e têm entrega prevista à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no próximo dia 19 de novembro. A informação foi dada em entrevista ao O POVO pelo titular da Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP), o engenheiro Quintino Vieira, durante visita às obras do hospital na manhã desta segunda-feira, 9, em Fortaleza.

A visita também ocorreu pelo governador do Estado, Elmano de Freitas, a titular da Sesa, Tânia Mara, e por uma comitiva de deputados federais, que percorreram os espaços do equipamento. O hospital é composto por três torres: clínica (A), cirúrgica (B) e materno-infantil (C). Segundo Quintino, duas torres estão com as estruturas 100% concluídas, a B e a C, faltando acabamento da torre A para a entrega. “Dia 19 de novembro vamos entregar o equipamento 100% concluído”, disse o superintendente.

A expectativa é que, após a entrega estrutural, a pasta da saúde inicie o processo para equipar os espaços da unidade, além do processo de contratação de profissionais. A fase de licitação está próxima de começar para a aquisição de equipamentos hospitalares para a unidade. A titular da Sesa, Tânia Mara, informou que a licitação desta fase está orçada em R$ 200 milhões.

Com quase todas as obras físicas prontas, a unidade inicia também nesta segunda-feira, 9, os trabalhos de urbanização e acesso às vias que levam ao Hospital, como a rua Betel, que será duplicada com objetivo de garantir celeridade no fluxo de ida e vinda do hospital, e rua Holanda, ambas no entorno da unidade.

De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), a entrega completa do equipamento ainda não tem data definida, pois o processo deve aguardar as licitações das fases atuais e seguintes.
“Dependendo da licitação, como ela ocorra, vamos fazer um cronograma de abertura do hospital […] Vamos abrir com determinado serviço e vamos ampliando na medida que os equipamentos vão sendo adquiridos, profissionais contratados em conformidade com esse planejamento”, disse.

Gostou? Compartilhe esta notícia!