Home Cidade Guardiões do Painel de São Francisco: Confira as melhorias da Capela do Painel de São Francisco e do Painel 2019

Guardiões do Painel de São Francisco: Confira as melhorias da Capela do Painel de São Francisco e do Painel 2019

7 leitura mínima
0
1
179

Os Guardiões do painel de São Francisco é um grupo formado por pessoas piedosas que se comprometem a realizar conjuntamente práticas caritativas, assistenciais dentre outros. No ano de 2019 não é diferente confira o que está sendo feito pelos Guardiões do painel de São francisco, Reforma e Pintura do Painel e da Capelinha com nova pintura e iluminação para recebermos nossos queridos romeiros. Confira as fotos

Faça sua parte contribua sua doação é de extrema importância para mantermos esse espaço areja e lindo para recebermos nossos devotos de São Francisco das Chagas de Canindé.

Banco do Bradesco
Júlio César Barreto da Silva
Agência 1302-1
Conta 17070-4
CPF 839213383-87
Ou – WhatSapp: +55 (85) 8786-1953

Um pouco sobre o Painel de São Francisco: 500 quilos de fé!

O painel de São Francisco das Chagas, que arrasta multidões no período dos festejos alusivos ao padroeiro de Canindé, que abriga o maior santuário franciscano das Américas, completa 129 anos de fé, devoção e 500 quilos de religiosidade. Criado no dia 10 de julho de 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, o orgulho do povo de Canindé, tronou-se a relíquia para Igreja Católica. Nesta data ele saiu pela primeira vez numa procissão dos festejos alusivos ao santo mais popular do mundo. Depois de muitos anos fazendo parte da segunda maior festa franciscana do mundo, e ficar um pouco danificado, em 1989 a devota Maria Vieira fez outra estampa quando em vida. Quem acompanha o cortejo religioso pode notar a grande concorrência. Muita gente se aperta e procura sempre um jeitinho de chegar perto, de tocar ou levar ao menos por alguns instantes o Painel de São Francisco. É assim que, toda noite, antes de iniciar a novena, os romeiros iniciam o ritual de levar São Francisco ao local onde é venerado e festejado. A procissão parte da Casa onde o Painel fica exposto durante todo dia para visita dos fieis, percorrendo as ruas da cidade em direção a Praça dos Romeiros. Nessa caminhada, alguns querem apenas pagar uma promessa, uns querem pedir graças e outros desejam manter a tradição de levar todo ano a imagem do Santo das Chagas. Os que não se arriscam a enfrentar a multidão que se comprime em volta do Painel, percorrem com fé e devoção a caminhada acompanhando, contritos e piedosos, a procissão. Não faltam cantos, louvores e orações que animam e manifestam a confiança e a esperança no Santo dos pobres. ‘’VIVA SÃO FRANCISCO’’ – VIVA. É assim a manifestação dos fiéis, amigos do painel e devotos. Para muitos romeiros a relíquia representa o próprio São Francisco, e não são poucos os que querem ter a honra de levá-lo consigo um momento, de aproximar-se do Santo tão próximo deles, de manifestar seu carinho e afeto, e dizer que carrega nos ombros, mas, desde muito tempo, já o têm em seus corações. ‘’O Painel de São Francisco têm hoje um significado fascinante e particular’’, observa Frei Marcos Carvalho da Ordem dos Frades Menores. A armação do Painel de São Francisco das Chagas é feita de madeira e estampada em tecido. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias.

A Capela do Painel

Localizada ao lado da Basílica, é uma capela que na qual abriga o Painel de São Francisco. Nos dias de novena os devotos a visitam e conduzem o Painel em procissão pelo corredor religioso da cidade em direção a Praça dos Romeiros, onde acontece a Novena do Santo Seráfico, São Francisco das Chagas.

Por: Canindé News – Texto Extraido e reformulado da Internet.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por redacao
Carregar mais Cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Vídeo feito na noite anterior ao desabamento mostra colunas de prédio em situação precária

Em grupo de WhatsApp, moradores relatam preocupação com reforma   Um vídeo feito no C…