Correios vão atender vítimas de fraudes do INSS
- maio 22, 2025
- 0
Serviço começa no dia 30 e é exclusivo nas agências dos Correios
Serviço começa no dia 30 e é exclusivo nas agências dos Correios
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão, a partir do dia 30, procurar as agências dos Correios para verificar possíveis descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou, nesta quinta-feira (22), que o atendimento será presencial e exclusivo nas unidades dos Correios, não sendo realizado nas agências do INSS.
“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm”, explicou Waller. Ele destacou que a medida visa beneficiar principalmente aposentados e pensionistas que vivem em municípios menores e têm dificuldade no uso de tecnologia.
Para o atendimento, o aposentado ou pensionista deve apresentar documento de identificação. Caso esteja impossibilitado de comparecer, um representante pode realizar o procedimento com uma procuração, sem autorização para alterar dados cadastrais. Segundo o presidente do INSS, “a pessoa com a procuração não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a visita à agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”.
Durante o atendimento, os Correios irão informar se há desconto, qual associação realizou e se houve autorização. Após a consulta, o beneficiário recebe um protocolo contendo número, data e horário do atendimento.