A Câmara dos Deputados realizará hoje a cerimônia de entrega do Prêmio Lucio Costa 2024, que reconhece personalidades e organizações cujas iniciativas se destacam nas áreas de Mobilidade, Saneamento e Habitação. O evento acontecerá no dia 12 de novembro, às 9h, no Salão Nobre da Câmara.
Nesta edição, o cearense Francisco José Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA), será um dos premiados, reconhecido por seu ativismo e trabalho social. A Comissão de Desenvolvimento Urbano, presidida pelo deputado Eunício Oliveira, recebeu 18 indicações, das quais seis foram selecionadas para a premiação. Vale destacar que Eunício Oliveira foi também responsável pela indicação de Preto Zezé ao prêmio.
Instituído em 2015 pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, o Prêmio Lucio Costa homenageia três entidades e três personalidades cujos trabalhos têm impacto significativo na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com foco no desenvolvimento urbano sustentável. O prêmio homenageia Lucio Costa (1902-1998), um dos maiores ícones da arquitetura moderna brasileira e criador do projeto de Brasília, que deixou um legado duradouro na arquitetura nacional.