Saúde

Ceará descarta caso suspeito de gripe aviária em Salitre

  • maio 22, 2025
  • 0

Investigação confirmou que amostras coletadas em criação de subsistência deram resultado negativo para a doença

Ceará descarta caso suspeito de gripe aviária em Salitre

Um caso suspeito de gripe aviária no município de Salitre, na região do Cariri, no Ceará, foi descartado. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (21) pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), após análise laboratorial.

O caso era monitorado em uma propriedade com criação de subsistência. As amostras foram analisadas no laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), localizado em São Paulo, que apontou resultado negativo para a doença.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, desde que o vírus H5N1 chegou ao Brasil, em 15 de maio de 2023, foram investigados 2.883 casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa em aves. Desses, 166 foram confirmados como gripe aviária, sendo um em granja comercial, três em aves de subsistência e 164 em aves silvestres.

A propriedade investigada em Salitre é destinada à criação de fundo de quintal, sem atividade comercial. A Adagri reforçou que o Ceará permanece sem casos confirmados de gripe aviária até o momento.Diante da situação, o órgão informou que seguirá intensificando ações de vigilância em granjas comerciais e criações domésticas, visando a prevenção e o controle da doença no estado.

Gostou? Compartilhe esta notícia!