Castanhão e Orós, maiores açudes do Brasil, atingem melhor nível em anos
- abril 20, 2024
- 0
65 açudes estão transbordando no estado, impulsionados por três meses de bom inverno
65 açudes estão transbordando no estado, impulsionados por três meses de bom inverno
O Castanhão, maior açude da América Latina, alcançou seu maior volume desde setembro de 2014, enquanto o Orós, o segundo maior do Brasil, atingiu sua melhor marca desde outubro de 2012.
Juntos, representam 35% da água acumulada em 157 reservatórios monitorados no Ceará. O Castanhão aumentou 5 pontos percentuais neste mês, armazenando 2.149,52 hm³, enquanto o Orós subiu para 1.347,3 hm³.
A recuperação do Castanhão veio pela combinação de duas realidades, segundo o secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, são elas: a quadra chuvosa e o Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Orós recebe contribuições de outros açudes, especialmente do projeto Cinturão das Águas.
65 açudes estão transbordando no estado, impulsionados por três meses de bom inverno. A precipitação foi significativa em fevereiro e março, e abril segue a tendência. A maioria das regiões hidrográficas está confortável, exceto os Sertões de Crateús.
Duas regiões estão com capacidade total, enquanto outras duas estão acima de 90%. No total, os açudes monitorados estão 53,1% cheios, armazenando 9.835,1 hm³ de água.