Banco Central lança Pix Automático nesta quarta-feira (4)
- junho 3, 2025
- 0
Nova modalidade permite pagamentos recorrentes e deve substituir o débito automático
Nova modalidade permite pagamentos recorrentes e deve substituir o débito automático
O Banco Central (BC) lança, nesta quarta-feira (4), o Pix Automático, modalidade que permite pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, telefone, escolas, academias e serviços de assinatura. O sistema começa a funcionar no dia 16 de junho, embora algumas instituições financeiras já estejam operando a funcionalidade.
No Pix Automático, o cliente precisa autorizar a cobrança uma única vez e pode estabelecer regras, como o valor máximo para cada pagamento. Caso discorde da cobrança, é possível cancelar até as 23h59 do dia anterior.
Quando não há saldo disponível, o sistema faz até três tentativas de débito em um prazo de sete dias, com envio de notificações ao cliente para que providencie os recursos necessários.
Diferente do débito automático tradicional, que depende de convênios entre empresas e bancos, o Pix Automático funciona dentro do próprio sistema Pix, permitindo que qualquer empresa envie solicitações de cobrança para qualquer cliente, sem a necessidade de parcerias específicas.
A nova modalidade funciona 24 horas por dia, todos os dias, com liquidação instantânea. Segundo o BC, podem existir riscos operacionais iniciais, tanto para clientes quanto para empresas, relacionados à autorização de valores e adaptação dos sistemas.