Ala do PT lança José Guimarães para o Senado em 2026
- março 31, 2025
- 0
29 prefeitos e prefeitas aliados compareceram à Capital para manifestar apoio à pré-candidatura do petista
29 prefeitos e prefeitas aliados compareceram à Capital para manifestar apoio à pré-candidatura do petista
Neste sábado, em Fortaleza, o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT-CE), evidenciou sua força política durante uma plenária do partido. “É pelo PT. Não é projeto pessoal”, afirmou Guimarães durante o evento, realizado em um hotel na orla da capital cearense.
Para as eleições de 2026, estarão em disputa duas cadeiras no Senado, atualmente ocupadas por Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo). Segundo a organização do encontro, representantes de 151 municípios do Ceará marcaram presença na mobilização. Além disso, 29 prefeitos e prefeitas aliados compareceram à Capital para manifestar apoio à pré-candidatura do petista.
Guimarães lidera no estado o Campo Democrático, uma das correntes do PT. Além da possível candidatura ao Senado, ele tem outros dois objetivos em pauta: garantir a eleição de deputados federais aliados e definir seu sucessor na presidência do PT no Ceará.
Entre os pré-candidatos a deputado federal que contam com o apoio de Guimarães estão o deputado estadual Fernando Santana, a ex-prefeita de Icó, Laís Nunes, e Raimundo Pereira, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Ceará (Fetraece). Para a presidência estadual do PT-CE, os nomes cotados são Vladyson Viana (secretário estadual do Trabalho), Inácio Mariano (presidente da Ematerce) e Felipe Pinheiro (prefeito de Itapipoca).