Dia de São José deve ser de chuva no Ceará, aponta Inmet.
- março 19, 2023
- 0
De acordo com o órgão há previsão de chuvas no Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
De acordo com o órgão há previsão de chuvas no Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
O dia 19 de março é uma data aguardada pelos cearenses para saber se o inverno será bom. A data celebra o dia de São José, padroeiro do Ceará, e também o equinócio de outono. Segundo O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuvas para este sábado no Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
De acordo com a crença popular, se cair chuva no dia 19 de março, significará que a quadra chuvosa será boa no ano. Se não chover acreditam que os próximos meses serão de poucas precipitações.
“Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra chuvosa”, comenta Meire Sakamoto, meteorologista da Funceme.
O período também marca o equinócio de outono que, neste ano, será na segunda-feira, 20. No equinócio, o sol incide sobre a linha do equador, ou seja, na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios, de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos luz do sol.
A chuva, nesta época do ano no estado, significa que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas, está sobre a região e, por isso, as precipitações ocorrem com maior frequência e intensidade.