Política Saúde

Caucaia realiza ações de prevenção ao câncer do colo do útero em alusão a campanha “Março Lilás”.

  • março 18, 2023
  • 0

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ações específicas com as mulheres do município em alusão à campanha Março Lilás. Este mês é dedicado

Share:
Caucaia realiza ações de prevenção ao câncer do colo do útero em alusão a campanha “Março Lilás”.

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ações específicas com as mulheres do município em alusão à campanha Março Lilás. Este mês é dedicado à conscientização sobre a importância de se prevenir o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os serviços serão ofertados nas Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde), com consultas médicas e de enfermagem com foco na saúde da mulher; intensificação do teste para (Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); vacinação contra (Vírus do Papiloma Humano (HPV) para pessoas de 9 a 14 anos; prevenção ginecológica, além de palestras e ações educativas.

As mulheres que tiverem interesse nos serviços, devem procurar o posto de saúde mais próximo a sua residência para fazer um cadastro e marcar a data dos procedimentos. É necessário levar RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

No último sábado do mês de março, vai ocorrer o fechamento da ação com a abertura de oito postos de saúde, principalmente para quem não consegue ir às unidades durante a semana.

Com informações da Prefeitura de Caucaia.

Gostou? Compartilhe esta notícia!