PF realiza operação em Canindé para investigar desvios de emendas ligados a Júnior Mano
- julho 8, 2025
- 0
STF autorizou buscas em gabinetes e imóveis ligados ao deputado cearense do PSB
STF autorizou buscas em gabinetes e imóveis ligados ao deputado cearense do PSB
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados. Além de também realizar buscas em Canindé, Fortaleza, Nova Russas, Eusébio e Baixio.
A ação faz parte de uma investigação que apura fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em municípios do Ceará, com possível ligação ao financiamento de campanhas eleitorais em 2024. A operação cumpre 15 mandados autorizados pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob sigilo.
De acordo com as investigações, uma organização criminosa teria articulado o direcionamento de emendas parlamentares para municípios específicos, desviando parte dos recursos por meio de contratos fraudulentos.
A suspeita é de que o dinheiro tenha sido usado para custear campanhas municipais no ano passado.Além das buscas, o STF autorizou a quebra do sigilo de celulares apreendidos e o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias dos investigados. A ação conta com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).O deputado Júnior Mano ainda não se manifestou publicamente.