Primeira parte do processo de beatificação do padre Cícero é concluída
- maio 19, 2025
- 0
Fase diocesana foi concluída e documentação segue ao Vaticano em junho
Fase diocesana foi concluída e documentação segue ao Vaticano em junho
A primeira etapa do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista foi concluída pela Diocese do Crato. A fase diocesana teve início em novembro de 2022 e reuniu informações sobre a vida, virtudes e escritos do religioso. A documentação será enviada ao Vaticano no mês de junho.
O material foi compilado em 10 volumes com cerca de 10 mil páginas, incluindo biografia, escritos, testemunhos e obras literárias. A conclusão da fase será apresentada ao público em sessão no dia 7 de junho, na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.
Com o envio da documentação, inicia-se a fase romana do processo. Esta nova etapa será conduzida pelo Dicastério para a Causa dos Santos, que deve elaborar uma tese sobre o Servo de Deus para análise e votação entre teólogos. Se aprovado, o padre poderá receber o título de Venerável Servo de Deus.
Outros passos previstos incluem a abertura de um segundo inquérito diocesano para comprovação de milagre atribuído ao padre Cícero. A comprovação e aprovação desse milagre são exigências para que ele possa ser declarado beato pela Igreja Católica.
O processo de beatificação foi autorizado pelo Papa Francisco em 2022 e marca um novo momento na relação da Igreja com o padre Cícero, que foi perdoado oficialmente em 2015 após punições e divergências ocorridas no século XIX.