A medida beneficia diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas mensalmente, abastecendo cerca de 34.000 cisternas coletivas

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou na terça-feira (26) a separação de R$ 38.096.775,00 para os pagamentos da operação Carro-Pipa, que estava paralisada desde segunda-feira (25).

O pagamento será realizado pelo Exército, permitindo a retomada imediata da operação que leva água potável aos municípios da região semiárida do Nordeste.

344 municípios em situação de emergência

A operação Carro-Pipa, criada no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), atende atualmente 344 municípios em situação de emergência ou calamidade pública devido à escassez hídrica. A medida beneficia diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas mensalmente, abastecendo cerca de 34.000 cisternas coletivas.

Embora a paralisação da operação tenha gerado preocupação, especialmente na Paraíba e em outros estados do Nordeste, a liberação de recursos garantiu a continuidade do programa essencial para o abastecimento de água em regiões afetadas pela seca. A interrupção da operação, que ocorreu devido à falta de verbas federais, foi solucionada com a liberação de recursos.

Em resposta às críticas, o MIDR, em parceria com o Ministério da Defesa, destacou que os pagamentos já estão sendo processados e que a operação Carro-Pipa atenderá às necessidades da população nordestina, com previsão de expansão dos serviços conforme a disponibilidade de recursos.

Canindé News - Via: Ministério da Defesa

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS