No ano, o faturamento alcançou 13,5 bilhões, valor 18,5% a mais do registrado no período pré-pandemia
O setor de viagens corporativas fechou 2023 com um faturamento histórico. No ano, foram arrecadados R$ 13,505 bilhões, maior valor desde que o levantamento começou a ser feito. Os números representam uma alta de 18,5% do total registrado no período pré-pandemia, com R$ 11,388 bilhões, e 20% superior aos R$ 11,204 bilhões de 2022. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) junto a seus associados.
Entre os 11 setores avaliados na cadeia, segundo a Abracorp, a aviação civil, que representa quase 60% do faturamento total do setor, teve um desempenho positivo, com lucros de R$ 8,5 bilhões, superando 2022 e 2019, com R$ 7,2 bilhões e R$ 7,4 bilhões, respectivamente.
Outro setor que se destacou em 2023 foi o de viagens rodoviárias. Em forte expansão, o faturamento chegou a R$ 45,114 milhões no ano, 318% superior aos números de 2019, quando registrou R$ 10,781 milhões.
Caminhando juntos, setores como o de locação de veículos e das redes hoteleiras apresentaram números positivos no balanço do ano.
Em 2019, a média das reservas de veículos de aluguel era de 7,3 dias. Em 2023 esse número saltou para 8,5 dias. A mudança de comportamento do viajante ajudou o segmento em seu crescimento que arrecadou R$ 368 milhões. Em 2019 foi R$ 184 milhões, e 2022, R$ 338 milhões.
No setor hoteleiro, segundo os estudos, a permanências dos hospedes também aumentou, saindo da média de 2,59 noites, em 2019, para 2,72 noites em 2023. A maior movimentação veio principalmente do mercado nacional, com faturamento de R$ 3 bilhões, frente a R$ 2,7 bilhões em 2019, e R$ 2,8 bilhões em 2022.
Por: Ministério do Turismo
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