No Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, a EEMTI Capelão Frei Orlando, localizada no município de Canindé, sertão central do Ceará, destacou-se nos resultados de redação. Sendo a média nacional da redação 641,6, segundo o INEP, a escola citada atingiu a média 811,8, o que permite reconhecer o excelente desempenho dos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, em que mais de 80% dos alunos obtiveram nota acima de 700 pontos. Cabe lembrar que a redação é a única prova do exame em que é possível tirar a nota máxima, tendo em vista que a nota na dissertação argumentativa, exigida pela prova, diz respeito a cada participante de forma particular, e obter um bom resultado na prova de redação tem um peso significativo na média geral, o que aumenta as chances de ingressar na universidade a partir da nota obtida no exame, sendo, ainda, o critério de desempate nos programas de acesso ao ensino superior, como SISU e ProUni. 

A gestão da EEMTI Capelão Frei Orlando, formada pela diretora Idayana Bezerra e os coordenadores pedagógicos Pedro Marcelo, Daniel Martins e Géssica Muniz, sabendo disso e tendo como um dos objetivos principais a inserção dos estudantes na universidade, desenvolveu algumas estratégias que fortaleceram o trabalho voltado à redação, garantindo a produção textual, correção e acompanhamento individualizado, além de projetos como o “Tour das Linguagens”, uma viagem à capital cearense que possibilitou aos estudantes que mais se destacaram durante o processo a visitação a lugares culturais com direito a uma sessão de filme no cinema. Somado a essas estratégias, a escola contou/conta com o compromisso e o empenho da equipe docente, formada por professores de excelência, que não medem esforços para oferecer o melhor aos seus estudantes, podendo citar a professora Aldênia Soares que estava à frente do trabalho com a redação, assim como as demais professoras de Língua Portuguesa e redação que contribuíram ativamente no processo de formação desses alunos: Andressa Marreiro, Ivaneidiane Colares e Raynnara Magalhães. 

A integração das áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas também foram de extrema importância, pois ao ministrar as aulas das disciplinas, os professores sugeriam os conteúdos trabalhados em sala como repertórios a serem utilizados na construção da argumentação, podendo citar como exemplo disso, algumas aulas preparadas pela professora de sociologia Márcia Gabrielle que aliava os conceitos do seu componente curricular a diferentes eixos temáticos. 

De acordo com Géssica Muniz, coordenadora pedagógica referência na área de Linguagens, “o resultado obtido é fruto da união de vários fatores: estratégias metodológicas, acompanhamento sistematizado dos resultados internos, atendimento individualizado aos alunos com mais dificuldades, realizado com muita dedicação pela professora Aldênia, conversas com os alunos que não produziam os textos propostos e com os pais quando necessário, na tentativa de mostrar a importância do trabalho desenvolvido na escola e o engajamento do grupo de professores, inclusive de outras áreas, para fortalecer o repertório cultural dos estudantes. Não podendo deixar de enaltecer o trabalho dos Professores Diretores de Turma das turmas de 3ª série, que contribuíram na motivação e no acompanhamento do rendimento dos alunos. Estou muito feliz e orgulhosa do desempenho dos nossos jovens e grata por fazer parte disto.” 

A diretora da instituição, Idayana Bezerra, afirma que, além das ações citadas, a escola desenvolve diversos projetos que visam o fortalecimento da aprendizagem, podendo citar o Enem em Evidência: Seleção CFO, que tem a finalidade de oferecer aos estudantes aulões preparatórios para o Enem, Projeto de nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática nas primeiras séries e o projeto Recomposição de 0 a 100 nas turmas de terceira séries, a fim de preencher as lacunas de aprendizagem identificadas nas avaliações diagnósticas. “Nossa escola é um espaço …”, diz com satisfação a diretora.

A expectativa é que nesse ano de 2024, com os resultados do Enem 2023, mais de 80% dos alunos que encerraram o ensino médio na EEMTI Capelão Frei Orlando tenham a possibilidade de ingressar no ensino superior e que, no decorrer do ano de 2024, projetos continuem a ser desenvolvidos a fim de ajudar ainda mais jovens canindeenses a garantir a tão sonhada vaga na universidade, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela instituição que vem, a cada ano, superando o número de procura por vagas pelas famílias de Canindé. 

Canindé News

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