Pagamento será retomado quando a situação for regularizada junto à Receita Federal

A partir de janeiro de 2024, os beneficiários do Bolsa Família que tiveram inconsistência de dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico) terão seus pagamentos bloqueados, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

O pagamento será retomado quando a situação for regularizada junto à Receita Federal. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios são cancelados.

De acordo com o ministério, a medida faz parte de um esforço para aprimorar a gestão do programa assistencial relançado ainda neste ano, para fazer com que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam.

Segundo o governo, as pessoas podem esclarecer suas dúvidas sobre o CPF e o Bolsa Família por meio do Disque Social 121.

Que tipo de problema vai gerar o bloqueio do Bolsa Família?

Ter o CPF suspenso ou cancelado junto à Receita Federal ou ter divergência de titularidade são as situações que deverão causar o bloqueio do pagamento. Segundo o ministério, aliás, problemas desse tipo já tem impedido a habilitação de novas famílias ao Bolsa Família desde agosto deste ano.

O problema envolve apenas o CPF do titular?

Não. Pode ser que qualquer integrante da família beneficiária precise regularizar o documento.

O Bolsa Família pode mesmo ser bloqueado?

A partir de janeiro do ano que vem, a inconsistência de dados referentes ao CPF no CadÚnico resultará em bloqueios de pagamentos para as famílias já contempladas pelo programa assistencial.

Para resolver a pendência, as famílias devem verificar a situação do CPF na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto à própria Receita Federal. Após essa regularização, será necessário fazer a atualização no CadÚnico.

Fonte: EXTRA

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS