Fenômeno chamado de meteotsunami ou tsunami meteorológico foi registrado na tarde deste sábado na praia de Laguna

Tsunami meteorológico atingiu na tarde deste sábado o município catarinense de Laguna, causando prejuízo e assustando os moradores que aproveitavam o dia de calor na beira da praia. Grandes ondas atingiram a orla de Laguna, na região do Farol de Santa Marta.

As grandes ondas arrastaram diversos veículos que estavam estacionados na beira da praia para dentro do mar. 

A fúria repentina do mar na praia do Cardoso assustou os banhistas e causou prejuízos. Não houve feridos. Sem swell que gerasse fortes ondas, como ocorreu no começo da semana com um ciclone extratropical na costa, o fenômeno do mar avançar foi muito rápido. Justamente porque as águas estavam relativamente calmas, os banhistas acabaram surpreendidos pela violência repentina do mar.

O meteotsunami que atingiu Laguna acompanhou uma frente de rajada com temporais que avançou do Nordeste e do Leste do Rio Grande do Sul para o Sul de Santa Catarina com chuva e temporais de vento depois de horas de intenso calor na região. A frente de rajada estava tanto sobre o mar como o continente, gerando o vento forte a intenso com brusca variação de pressão atmosférica, o que acabou por se refletir nas condições do mar na praia catarinense.

Fonte: METSUL - Vídeo: reprodução


Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS