Levantamento apontou que as populações de animais conseguem ser mais numerosas do que de todos os municípios brasileiros, com exceção da capital paulista
O Brasil possui 9 vezes mais gado e galinha do que gente, conforme apontado pela Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados mostram que a quantidade de animais criados em fazendas no território nacional é de 1,9 bilhão, comparados aos 203 milhões de habitantes humanos.
Do total de animais, 1,8 bilhão é formado por bois, vacas, galinhas e frangos. O restante conta com porcos, codornas, cabras e ovelhas, que acabam sendo mais numerosos do que a população de todos os municípios brasileiros.
A única exceção é a cidade mais populosa do país, São Paulo (SP), que conta com 11,4 milhões de pessoas, o que são mais cabeças do que os rebanhos dos búfalos e dos cavalos.
Veja o ranking dos animais criados em fazendas no Brasil:
1. Galináceos: 1,5 bilhão de cabeças
2. Gado: 234,3 milhões de cabeças
3. Porcos: 44,3 milhões de cabeças
4. Ovelhas: 21,5 milhões de cabeças
5. Codornas: 14 milhões de cabeças
6. Cabras: 12,3 milhões de cabeças
7. Cavalos: 5,8 milhões de cabeças
8. Búfalos: 1,5 milhão de cabeças
Dados curiosos
Em relação aos produtos que são gerados a partir desses animais, o levantamento do IBGE conseguiu evidenciar que eles originam boa parte do que comemos, bebemos e vestimos, para além da carne.
Do gado, por exemplo, vem a carne e uma grande variedade de produtos, como biodiesel, fertilizantes, itens de higiene e até gelatinas. Já o pé da galinha é comido que nem pirulito na China, um dos maiores compradores do Brasil.
Por fim, há ainda o consumo de carnes inusitadas, como a de cavalo, capivara e búfalo.
Existem também outras espécies de animais que são criados em fazendas e a gente nem imagina, desde as mais comuns, como peixes e abelhas, até outras populações menores, como rãs e jacarés.
Fonte: acidadeon
Postar um comentário