O canindeense Cristiano Oliveira conquistou no final de semana o reconhecimento de figurar entre os melhores atletas paraolímpicos do país, na modalidade atletismo.
José Cristiano Oliveira da Silva, 41 anos, é servidor público da Prefeitura de Canindé, e possui uma hipertrofia no ombro, deficiência classificada de ‘T46’, que o credencia como para-atleta.
Cristiano ganhou duas medalhas de ouro nas últimas competições que disputou (5 mil e 1.500 metros).
O corredor canindeense se sente com o pé na seleção brasileira, e agora planeja disputar o Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023 de atletismo em São Paulo.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa.
Paraolimpico Brasileiro
O atletismo é a modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e no campo – foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze. Nacionalmente, a modalidade é administrada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e, internacionalmente, pela World Para Athletic, entidade que atua como braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).
Fonte: PMC
Postar um comentário