Brasileiros que perderam o título de eleitor ou não se lembram onde guardaram o documento podem mesmo assim votar nas eleições de 2022. Para isso, basta apresentar qualquer identificação oficial com foto, desde que a situação eleitoral esteja regularizada.
De acordo com a Justiça Eleitoral, são aceitos:
RG (carteira de identidade);
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira de trabalho;
CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Certidões de nascimento ou de casamento não são são aceitos como documento para poder votar.
Segunda via está disponível gratuitamente no e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que contém a versão digital do documento. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android.
A partir de 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo. É possível entrar com o número do CPF, sem precisar do número do título eleitoral. O e-Título é aceito como documento de identificação para quem já fez o cadastramento biométrico. Para eleitores que ainda não fizeram esse cadastro, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que utilizar o título digital.
Pelo aplicativo, a eleitora ou eleitor pode conferir a zona e seção eleitoral, verificar o endereço e identificar no mapa o local de votação e, até mesmo, acessar as melhores rotas para chegar a ele. O aplicativo permite, ainda, a emissão de certidões eleitorais, o cadastramento como mesário voluntário e justificar ausência às urnas.
Como consultar a situação do título?
É possível consultar a situação diretamente no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para saber o número do título, o cidadão deve fornecer nome ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.
Para consultar a situação eleitoral, é necessário nome, CPF ou número do título. Também é possível verificar essa informação junto aos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.
Perdi meu título, e agora?
Se você sabe sua zona e local de votação, basta levar um documento oficial com foto. Se não sabe, é possível consultar essas informações no site do TRE do seu estado ou pelo aplicativo e-Título.
O prazo para emitir a segunda via do documento pode variar, a depender do local da solicitação. Ele é de:
Até 10 dias antes do primeiro turno das eleições (marcado para 2 de outubro de 2022) no Cartório Eleitoral onde foi feita a inscrição.
Até 60 dias antes do primeiro turno da eleição, em qualquer Cartório Eleitoral, se o eleitor estiver fora do seu domicílio.
Com informações da CNN Brasil e do TSE
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