Em comparação ao mesmo período no ano passado, o Estado não apresentava nenhum reservatório com a capacidade máxima, conforme a Cogerh. Foto: divulgação
Em pleno mês de agosto, o Ceará ainda tem oito açudes sangrando atualmente, com o volume em 100%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), consolidados neste domingo, 28
Os reservatórios transbordando são Jenipapo (no município de Meruoca), Faé (em Quixelô), Aracoiaba (em Aracoiaba), Germinal (em Palmácia), Itapebussu (em Maranguape), Penedo (também em Maranguape), Pesqueiro (em Capistrano) e Tijuquinha (em Baturité).
Os oito são açudes de pequeno e médio portes. O Germinal, por exemplo, atingiu seu volume de 100% desde o dia 22 de janeiro – o que transbordou mais cedo dentre os que ainda estão sangrando. O Pesqueiro sangrou dia 4 de julho e foi o mais recente deles.
Atualmente, o estado tem 47 açudes com volume acima de 90% e 59 reservatórios com volume inferior a 30%. Apesar do número acentuado de reservatório com capacidade máxima no Ceará, os maiores açudes ainda apresentam níveis baixos.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 23,61% da sua capacidade, conforme a Cogerh. Em seguida, o Banabuiú se encontra com 9,9%.
Em comparação ao mesmo período no ano passado, o Estado não apresentava nenhum reservatório sangrando. Na época, foi registrado apenas dez açudes com volume acima de 90% e 55 com volume inferior a 30%.
Com informações do Opovo
Postar um comentário