O Zoológico São Francisco, localizado no município de Canindé, abriga 490 animais entre aves, mamíferos e répteis.
O zoológico de Canindé aproveitou a data comemorada neste domingo (17) para presentear os animais com "ovos de Páscoa" personalizados. Os ovos foram recheados com alimentos como carnes, folhas secas, frutas e legumes e fizeram sucesso entre a bicharada do Zoológico São Francisco, no município de Canindé, a 173 km de Fortaleza.
Para a leoa Zaira, por exemplo, foi preparado um ovo gigante recheado de carnes e folhas secas. Já para um tucano, ovos de codorna pintados com a temática da Páscoa foram colocados em um ninho feito de quenga de coco. Na natureza, ovos de outras aves estão entre os alimentos que os tucanos mais procuram.
Para dar forma e cor aos ovos de Páscoa, foram utilizados materiais como papel cru e cola caseira comestível feita de farinha. Todos atóxicos, que não fazem mal aos animais.
A voluntária Taise Praxedes conta que a ação, chamada de enriquecimento ambiental, cria um espaço dinâmico e interativo para simular vivências semelhantes às que os bichos encontram na natureza.
"Esses enriquecimentos podem ser de vários tipos, alimentares, sensoriais, cognitivos. Isso ajuda a mudar a rotina do animal, contribuindo no bem-estar, sendo muito importante para animais que estão vivendo em cativeiro", comenta.
O zoológico é mantido pelo Santuário de Canindé e abriga 490 animais entre aves, mamíferos e répteis.
O espaço está entre os três parques registrados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semance), no Ceará.
Veja mais fotos dos animais do zoológico:
Postar um comentário